sexta-feira, 14 de junho de 2013

Revolução Americana


Guerra da Independência dos Estados Unidos, também conhecida como Guerra da Revolução Americana ou ainda Revolução Americana de 1776, teve suas raízes na assinatura do Tratado de Paris, que, em 1763, finalizou a Guerra dos Sete Anos.

Ao final do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra. Neste contexto, as treze colônias representadas por Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, New Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Pensilvânia, Delaware, Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a metrópole inglesa, pois, devido aos enormes gastos com a guerra, a metrópole aumentou a exploração sobre essas áreas.

Consequências 

Pela primeira vez na história da expansão europeia, uma colônia tornava-se independente dos países meio por um ato revolucionário. 
E fazia-o não só proclamando ao mundo, no documento histórico aprovado no 4 de Julho, o direito à independência e à livre escolha de cada povo e de cada pessoa ("o direito à vida, à liberdade e à procura da felicidade" são definidos como inalienáveis e de origem divina), mas ainda construindo uma federação de estados dotados de uma grande autonomia e aprovando uma constituição política (a primeira da História mundial) onde se consignavam os direitos individuais dos cidadãos, se definiam os limites dos poderes dos diversos estados e do governo federal, e se estabelecia um sistema de equilíbrio entre os poderes legislativo, judiciário e executivo de modo a impedir a supremacia de qualquer deles, além de outras disposições inovadoras.
Revolução Americana de 1776 teve suas raízes com a assinatura do Tratado de Paris que em 1763 acabou por finalizar a Guerra dos Sete Anos.
* Ao final do começo do conflito, o território do Canadá foi incorporado pela Inglaterra. Neste contexto, as treze colônias representadas por MassachusettsRhode IslandConnecticutNew Hampshire,Nova JerseyNova YorkPensilvâniaDelawareVirgíniaMarylandCarolina do NorteCarolina do SulGeórgia começaram a ter seguidos e crescentes conflitos com a metrópole, pois devido aos enormes gastos com a guerra, a Metrópole inicia uma maior exploração sobre essas áreas. As colônias finalmente desencadeariam o desejo e a declaração de independência, em 4 de julho de1776, e a Guerra de independência dos Estados Unidos.



Revolução Francesa


Contexto Histórico: A França no século XVIII



*  A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia ou condenados à morte.A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos . Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte.A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.


A Revolução Francesa 


A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.


A burguesia no poder


Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. O general francês Napoleão Bonaparte é colocado no poder, após o Golpe de 18 de Brumário (9 de novembro de 1799) com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. Napoleão assume o cargo de primeiro-cônsul da França, instaurando uma ditadura. 


Conclusão


A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência  de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil. 



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Atividade



- “Consulte o tema “Revoluções Francesas” nos livros didáticos de Historia e analise se os mesmos oferecem explicações que justifique tratar as Revoluções Francesas enquanto “ Revoluções Burguesas”. Justifique 

R: 1 – A revolução francesa tem identidade própria, manifestada na tomada do poder pela burguesia, na participação de camponeses e artesãos, nas superações das instituições feudais do Antigo Regime e na preparação da França para caminhar rumo ao capitalismo industrial.
(Toda a Historia Historia Geral do Brasil, Jose Jobson de A. Arruda e Nelson Pilette)

2- A revolução francesa foi o modelo clássico de revolução burguesa. Os revolucionários colocaram fim ao absolutismo, mas mantiveram as transformações dentro dos limites dos interesses burgueses. Juntaram, no começo, quase toda a população contra o Antigo Regi-me. Contudo, depois, os vários projetos de sociedade levaram a lutas internas entre os próprios revolucionários. Finalmente, a alta burguesia deteve o controle da revolução e moldou as instituições do Novo Regime capitalista de acordo com os seus interesses.    



- Com base no capitulo “Revolução Industrial” do livro “A era das Revoluções”, de Eric Hobsbawm analise a importância da indústria têxtil no processo revolucionário ocorrida na Inglaterra no século XVIII .


R: A importância das industrias têxtil foi que a primeira industria têxtil  que surgiu foi a de algodão, como matéria prima e também com as industrias de tecidos que ajudaram no crescimento na Inglaterra.