segunda-feira, 20 de maio de 2013

Atividade




- Por Que as revoluções Inglesas (Industriais) e Francesas são denominadas como “Revoluções Burguesas”?

R: Porque o poder da época estava centrada nas mãos do rei, assim a burguesia que eram os empresários e comerciantes não queriam ter apenas o poder econômico, eles também queriam o poder político, portanto houveram as revoluções burguesas, onde os reis foram derrubados.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mapa Conceitual de História



Atividade



                                   Texto I

        Somos hoje, de fato, de uma forma ou de outra, herdeiros do iluminismo. E somos em escala bem mais significativa do que muitos parecem dispostos a reconhecer ou assumir, pois, quer como estilo de pensamento, quer como realidade política, o fato é que o iluminismo ainda vive e exerce uma significativa influencia em todos os cantos do Globo.
        No plano político restou-nos principalmente a vertente autoritária do iluminismo, sempre distante e hostil a participação popular, tão elitista hoje quanto o eram a sua época os nossos tão familiares “déspotas esclarecidos”, mesmo com a consolidação das democracias. De fato, como designar, na atualidade, senão como manifestações “iluministas”, as formas iluminadas de que se revestem tantas ditaduras e lideres carismáticos, tantas elites tecnocráticas e tantos partidos que se proclamam, todos eles, donos exclusivos da verdade, ou seja, do que é melhor para todos ?
          No nível intelectual, o Iluminismo converteu-se nesse modelo paradigmático da verdade única e indiscutível, acima de qualquer duvida, que reconhecemos simplesmente pela palavra ciência. A sua sombra protetora florescem a tecnocracia e a burocracia. Esse triunfo da racionalidade cientifica representa a mais solida e quase imbatível aquisição do Iluminismo contemporâneo.
   (Adaptado de FALCON, Francisco J. C. Iluminismo. 4 ed. São Paulo:Ática, 1994. P.7-8.)

                                                    Texto II

      Costuma-se designar por Iluminismo ou Ilustração, alem de Filosofia das Luzes, o movimento de renovação filosófica e intelectual que atingiu sua maturidade e maior expressão na França do século XVIII, conhecido como  o Século das Luzes.
      Esse movimento intelectual tinha como fundamentos a crença inabalável na Razao e a idéia de que o Progresso do homem pode ser infinito, desde que o espírito humano, através do livre exercício de suas faculdades, se liberte do emaranhado de superstições, tolices, misticismo, ignorância etc, a que ate então estivera subordinado.
     Partindo do principio de que Razão e Natureza identificam-se, os iluministas afirmavam que o Universo é perfeitamente racional e deve ser entendido como obra de um Deus Racional, sendo, portanto, possível de ser estudado e compreendido pelos seres humanos.
         Como desdobramento da filosofia iluminista verificou-se desprezo pelo passado, a rejeição das velhas crenças e antigas tradições. Tanto o Antigo Regime, como suas instituições, os privilégios de nascimento (não explicados pela igualdade dos homens perante a natureza), as religiões tradicionais (em especial o catolicismo) e a Igreja passam a ser objeto das criticas dos filósofos e propagandistas das Luzes.
         Trata-se de uma concepção filosófica otimista e ambiciosa, que se opõe a idéia de que a Fe tem alguma relação com o saber, com o conhecimento ou com a própria razão humana. O saber e o conhecimento somente poderiam ser alcançados por meio da experiência e da razão.
 (Adaptado de FARIA, Ricardo de Moura e alli. Historia para Ensino Médio. São Paulo: Lê, 1998. P.93)


1)      Quais os argumentos o autor do texto I elabora para afirmar que somos herdeiros do iluminismo?

R: A participação popular, a influencia da população, as manifestações para reinvidicar alguma coisa, as ditaduras, os partidos políticos que eles criavam.


2)      A partir da leitura dos dois textos, podemos concordar com o autor do texto I ?

R: Sim. Porque as influencias que timham no Iluminismo ou Século das Luzes existem ate os dias de hoje como a liberdade de expressão e também a participação do povo , que eram os cidadoes na política e as varias manifestações dos trabalhadores.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Iluminismo, apontamentos





  •      Europa, século 18 – “ Seculo das Luzes”

  •      Iniciou-se na França e depois se espalhou pela Europa
  •      Cientistas, escritores e filósofos como quase todas eram chamados.
  •      Buscavam respostas racionais para vários aspectos da sociedade, da                   natureza, do universo.
  •       Recusaram a Bíblia como única fonte de resposta “as pessoas devem pensar    por si”.
  •        Liso da região vencer a ignorância e construir um mundo baseado na verdade, no progresso ( é necessário relativizar!)
  •       Movimentos de idéias, cujo nome indicava a concepção dos “filósofos” da Época  Eles entendiam que a contradição entre passado era uma luta entre as trevas da ignorância e as luzes da razão que seria vencida pelo pensamentos racional.
 Ciência e razão = Progresso) ?- Antecessores  (ainda no século 17) – Newton, Lock e Descartes ...- Eles criaram as condições para a discussão de  fé como explicação.
  •     Principais filósofos: Montesquie (3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário ; Voltaire (critico da igreja; dos pensamentos “ supersticiosos”; da intolerância ) e Roussedu (critico da burguesia e da sociedade burguesa; pensou a noção de “ contrato social “).
  •     Déspotos esclarecidos = sem renunciar ao poder absoluto, alguns monarcas europeus tentaram colocar em pratica algumas idéias iluministas,  tais como racionalizar a cobrança de impostos e modernizar instituições como educação e forças armadas.
  •        Atividade Individual
1-)     Pesquise o qual o sentido do “ Liberalismo” econômico e político e liberdade de expressão pensado pelos iluministas e como elas são uados na contemporaneidade.


R: O liberalismo é extremamente conservador na medida em que propõe o retorno ou a manutenção  do Estado de Natureza, similar ao que vivem os animais, no qual cada individuo busca satisfazer os seus interesses, já o liberalismo político, prega o Maximo de respeito ao cidadão. A vontade e ao desejo de cada individuo, e dentro do liberalismo político tem as liberdades individuais, que pode ser a liberdade de expressão, de religião, e também defende a divisão entre os  poderes de estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).